O que fazemos
Oferecemos atendimento especializado, visando ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação dos transtornos neuropsiquiátricos em idosos.
Nosso público-alvo são indivíduos com 60 anos ou mais portadores de transtornos cognitivos (comprometimento cognitivo leve, doença de Alzheimer e outras demências), psicoses (esquizofrenia e psicoses de início tardio) e de transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar). Os atendimentos são feitos por equipe multidisciplinar, contando com profissionais de sólida formação acadêmica e grande experiência clínica, incluindo psiquiatras, neurologistas, geriatras, gerontólogas, neuropsicólogas, fonoaudióloga, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
O Laboratório de Neurociências, no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi planejado e construído entre os anos de 1997 e 1999, com o esforço conjunto do Professor Wagner Gattaz e seus colaboradores na época (Orestes Forlenza, Homero Vallada e Luis F. H. Basile). A construção do laboratório foi possível graças ao apoio financeiro da FAPESP e de outros parceiros locais, totalizando um projeto de cerca de 1,5 milhões de dólares. O Laboratório de Neurociências faz parte da rede dos Laboratórios de Investigações Médicas (LIMs) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, recebendo a designação de LIM-27.
Além do apoio recebido da FAPESP e ABADHS, registramos também o apoio financeiro recebido do CNPq, Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e Diretoria Executiva dos LIMs.
Nossa Equipe
Colaborações científicas vêm sendo feitas com diversos grupos de estudos nacionais e internacionais, cabendo citar as colaborações com os grupos nacionais como o Dr. Paulo Bertolucci (Disciplina de Neurologia da UNIFESP), e internacionais como a Dra Andréa Schmitt (Instituto Central de Saúde Mental, Mannheim, Alemanha), Prof. Walter Mueller (Departamento de Farmacologia da Universidade de Frankfurt, Alemanha), dentre outros. Graças a nossos colaboradores dentro do próprio Instituto de Psiquiatria, e a frutíferas interações com outros grupos, o LIM27 tornou-se, em pouco tempo um dos laboratórios mais produtivos dentre os LIMs do complexo HCFMUSP.
Atualmente o LIM27 conta com uma equipe de cerca de 40 pessoas, incluindo médicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos especializados, estudantes de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores seniores, conduzindo pesquisas nas mais diversas áreas da neuropsiquiatria. Esta equipe, trabalhando em perfeita harmonia e sincronia, almeja contribuir para o esclarecimento de mecanismos fundamentais que levam ao surgimento de doenças neuropsiquiátricas.